Press‎ > ‎

Música e poesia em lançamento de livro de brasileiro em NY

Música e poesia em lançamento de livro de brasileiro em NY
http://www.comunidadenews.com/?secao=noticias_ver&id=3503  

02/20/2008 11:17:46 AM


O artista brasileiro Guilherme Parreiras lança, no próximo dia 26, das 7pm às 9pm, no bar Spike Hill no Brooklyn, Nova York, o livro Pensamentos Poéticos sobre a Vida e a Morte (Editora Multifoco), com 63 poemas. A noite será marcada pela presença de outros artistas, brasileiros e estrangeiros, numa verdadeira celebração à poesia, com uma surpresa reservada para o final. A obra estará disponível para compra em Nova Iorque e no Brasil a partir de março deste ano.

O livro já teve as primeiras cópias impressas em Nova Iorque, mas só agora é que acontece o lançamento oficial. O escritor escolheu o Spike Hill exatamente porque queria evitar um momento intelectual e de introspecção. “Queria fazer com que a poesia se tornasse uma coisa bem animada”, justificou Guilherme, ou simplesmente Guil, como é conhecido.
Guil acredita que a poesia está intimamente ligada à música. Por isso, vai declamar o Conselho ao Boêmio ao som de uma música “funk, jazzística”, A Visita, acompanhada por violão clássico e violoncelo, e por último Soneto à Vida Póstuma, ao som de uma bossa nova. Todas as músicas foram compostas pelo escritor.

Acompanham Guil na sua grande noite os artistas Cláudio Mascarenhas, Débora Balardini, Carlos de Oliveira, Caleigh Drane, René Nascimento, Ixa Faolan e Lilian R. Engel. O final será marcado por um tributo à Vinicius de Moraes, com uma música que compôs com o Maestro Tom Jobim. “É surpresa”.

Alegria e tristeza em diferentes formatos
O título do livro traz, de forma generalizada, o que é a vida e a morte, traduzido por Guilherme através de poemas de temas e de formatos diferentes, que trazem experiências do próprio autor. “Ora tenebrosas, ora alegres. Ser humano é ter experiências alegres e tristes”. A escolha de temas variados é a marca registrada de Guil. “Não consigo escrever de uma forma somente”.

O resultado das alegrias e tristezas de Guilherme pode ser visto no Soneto de Ressaca, primeiro poema do livro e escrito em 2005, e também no Soneto à Ouro Preto e à Roma. Os temas se dividem entre mitologia, música, cotidiano das pessoas e sentimentos.

O escritor é um verdadeiro multimídia. Diretor de teatro em Nova Iorque, é graduado em cinema pela Universidade de Columbia, e estudou artes cênicas no Weist-Baron e Terry Schreiber Studio, de onde saíram grandes nomes como Edward Norton (Clube da Luta, O Ilusionista) e Annabella Sciorra (Os Sopranos). Atualmente dirige outra versão de 4-H Club e de Cowboy Mouth, peças escritas por Sam Shepard.

O lançamento de Pensamentos Poéticos sobre a Vida e a Morte é aberto ao público e a entrada é franca. O endereço do Spike Hill é 184 & 186 Bedford Avenue, Williamsburg (primeira estação de metrô no Brooklyn, vindo de Manhattan pelo metrô L).

Mais informações sobre a carreira de Guilherme Parreiras no site oficial do artistas www.gp-arte.com.

Para acompanhar o lançamento do livro no Brasil acesse www.editoramultifoco.com.br.

Comments